O mercado da beleza desconhece a palavra crise e está em expansão. Desde o ano passado, o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em vendas de cosméticos, atrás somente dos Estados Unidos, segundo o Sindicato dos Proprietários de Barbearias, Institutos de Beleza e Afins do Estado de Goiás (Sindibeleza). Pesquisa da Fecomercio-SP apurou que as famílias goianas gastaram R$ 33,6 milhões por mês apenas com os cuidados com os cabelos no ano de 2008, colocando o Estado no nono lugar no ranking nacional. A pesquisa foi tema de reportagem de O HOJE, publicada dia 14 de julho último.
Como todo mercado em crescimento, são necessários novos produtos, técnicas e equipamentos para atender o aumento da demanda. As novidades do setor foram apresentadas aos profissionais goianos da beleza durante a 13ª Expocosméticos.
O evento começou no último domingo (21) e terminou ontem no Centro de Convenções de Goiânia. Na programação, congressos de cabeleireiros, estética e manicure; palestras gerenciais gratuitas ministradas por técnicos do Sebrae-GO; além de uma mostra com 77 estandes, reunindo expositores de produtos e equipamentos. Foram feitas demonstrações de novas técnicas de tintura de cabelo, tratamentos estéticos e cortes capilares, acompanhados por um público interessado.
Demonstração
A cabeleireira Cleonice de Almeida Sousa, que trabalha na área da beleza há dois anos em Maurilândia, no sudoeste goiano, veio a Goiânia especialmente para visitar a Expocosméticos. “O evento é importante porque, além de apresentar os lançamentos, temos a demonstração de como usar os novos produtos. O vendedor não costuma fazer isso”, diz. Conforme o coordenador geral da mostra, Márcio Santana, a Expocosméticos é um evento voltado especificamente para os profissionais da beleza. Esta edição recebeu cerca de 10 mil pessoas.
O presidente do Sindibeleza, Marcelino Vitor Lucena, estima que Goiás tenha cerca de 20 mil salões de beleza, dos quais 8 mil somente na Grande Goiânia. Ao todo, aproximadamente 70 mil profissionais atuam no setor. “Hoje, temos mais salões de beleza do que bares”, afirma. O mercado atende tanto mulheres quanto homens, que também estão preocupados com a boa aparência. Goiás é o único Estado onde há curso superior tecnológico em estética e cosmética oferecido por uma universidade pública, a UEG (Unidade Laranjeiras).
A Expocosméticos, destaca Marcelino, é um evento onde os profissionais da beleza têm a oportunidade de conhecer as novidades do mercado, os lançamentos de produtos e demonstrações de novas técnicas, além de poderem participar de workshops. “Dessa forma, os profissionais podem se qualificar melhor”, afirma.
Matéria de Mariza Santana
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário