skip to main | skip to sidebar

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vacine já ! campanha de vacinação contra paralisia infantil termina hoje

Meta é atingir 95% da população de zero a 5 anos. Já a campanha de imunização contra o sarampo prossegue até o dia 16 de setembro nas unidades de saúde

A campanha de vacinação contra a poliomielite, que foi prorrogada, termina hoje, sexta-feira, dia 26, em Goiânia. A meta proposta pelo Ministério da Saúde no município é vacinar 95 % das crianças menores de cinco anos (90.227). Até quarta-feira, a campanha realizada havia conseguido atingir 92% da população, ou seja, 83.333 crianças.

A vacinação continua sendo feita nas Unidades de Saúde. Os Centros de Atendimento Integral à Saúde (Cais) e Centros Integrados de Assistência Médico Sanitária (Ciams) funcionam das 8 às 18 horas. No Ciams Setor Pedro Ludovico Teixeira, o atendimento vai ser feito até as 21 horas. Já nas Unidades de Atenção Básica à Saúde da Família vão estar em funcionamento das 8 às 15h30.

O objetivo da campanha é promover a proteção coletiva da comunidade através da circulação do vírus vacinal da poliomielite. A doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, é altamente contagiosa e afeta principalmente as crianças. Se não for tratada, pode causar paralisia muscular e deformações no corpo. A doença pode ser evitada através da vacinação.

Por isso, os pais devem levar os filhos às unidades de saúde para tomar a dose da vacina sabin contra a pólio, não se esquecendo de levar o cartão de vacina. As crianças que estiverem com o cartão em atraso poderão atualizá-lo. As doses da gotinha estão disponíveis nas unidades de saúde para crianças menores de 5 anos, com exceção das que foram vacinadas entre os dias 1º e 13 de agosto, daquelas que apresentam reações aos componentes da vacina, crianças imunologicamente deficientes e portadoras de infecções agudas.

A campanha de vacinação contra o sarampo também segue nas unidades e vai até o dia 16 de setembro. Todas as crianças com idades entre 1 e 6 anos deverão receber a vacina da tríplice viral.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Goiânia Ativa Copyright © 2011