skip to main | skip to sidebar

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Marconi anuncia novo presídio para o estado

O governador Marconi Perillo (PSDB) anunciou a construção de um novo presídio em Goiás, com a utilização de recursos do Fundesp. A obra será edificada na área do complexo prisional de Aparecida de Goiânia e obedecerá o padrão da unidade penitenciária visitada pelo governador ontem em Liverpool, na Inglaterra.
Acompanhado dos secretários João Furtado (Segurança) e Thiago Peixoto (Educação), e do presidente da Assembleia Legislativa, Jardel Sebba, Marconi passou o dia em visita ao presídio HMP Altcours. A penitenciária é gerenciada pela G4S, a maior empresa de segurança do mundo.

O governador afirmou que está convencido de que o modelo de gestão de presos seguido em Liverpool é a melhor alternativa para a execução penal. A construção do novo presídio, conforme decisão de Marconi, será feita com recursos próprios da empresa responsável pelo projeto e vai adotar a formatação utilizada em Liverpool. “A solução que vimos aqui para a execução penal é moderna e se enquadra perfeitamente no conceito de parceria que o nosso governo defende”, afirmou o tucano, após a visita técnica.

A empresa responsável pela construção do presídio em Goiás vai custear a obra de edificação e passará a receber somente um ano depois. A penitenciária seria de segurança máxima, com um valor 30% mais barato que obras similares no Brasil. O custo por preso seria de 800 reais, enquanto em Goiás este valor é de R$ 2,5 mil atualmente.

No modelo adotado pela G4S em Liverpool não se usa armas no presídio, que abriga 1,2 mil presos, com 570 empregados. A filosofia está focalizada na recuperação dos sentenciados, a quem são ofertadas oficinas de trabalho. Diariamente, os presos praticam 14 horas de atividades físicas ou laborais. Cerca de 70% dos condenados em Liverpool não reincidem no crime quando são libertados. Em Goiás e no Brasil, a média é o inverso.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Goiânia Ativa Copyright © 2011