skip to main | skip to sidebar

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Greve de médicos pode deixar 3 mil sem consultas hoje

Pelo menos 1,2 mil médicos da rede municipal de saúde entram em greve hoje por tempo indeterminado. A paralisação vai cancelar as consultas agendadas pelos usuários do sistema público através do Teleconsulta e deixará ao menos três mil pessoas por dia sem atendimento. Apenas os serviços de urgência e emergência serão oferecidos pela categoria médica nos centros de saúde municipais. A informação foi repassada pelo Sindicato dos Médicos de Goiás (Simego).

Mesmo sem o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde com relação ao número de usuários que poderão ser prejudicados, na tarde de ontem a reportagem tentou agendar consulta pelo Teleconsulta e não obteve sucesso. A atendente não soube informar se as consultas seriam prejudicadas com a possibilidade da greve e mesmo assim buscou possível horário de atendimento.

A resposta foi negativa. Não havia mais horários disponíveis nos centros municipais de saúde de Goiânia. Por isso, mesmo sem a greve os pacientes costumam ter de esperar dias. A informação repassada foi de que dentro de pelos menos uma semana não haveria horários disponíveis. A alternativa seria aguardar alguma possível desistência.

Reivindicações
Os médicos reivindicam melhores condições de trabalho, remuneração de acordo com piso da Federação Nacional de Médico (Fenam), participação no a­gendamento de consultas, contratação e nomeação de médicos nos cargos de direção técnica.

A decisão de paralisar as consultas foi tomada no dia 17. Após assembleia geral realizada na sede do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), os médicos enviaram as reinvidicações ao secretário municipal de Saúde, Elias Rassi Neto. Porém, o secretário descartou a possibilidade de adotar o piso salarial reivindicado e ainda afirmou que a SMS tem elevados gastos com pagamento de pessoal.

Em nota a Cremego informou que considera a paralisação legítima e ética. Ainda ressaltou que o ato não caracteriza infração ética, desde que mantidos os atendimentos de urgência e emergência.

Problemas continuam
O problema de falta de material nos Cais, já denunciado pelo Cremego, foi constatado mais uma vez na tarde de ontem. O Cais do Novo Mundo, região leste de Goiânia, apresentava falta de insumos médicos para curativo. A estudante Vanessa dos Santos Meira, 16 anos, esteve ontem no local para cuidar de ferimento na perna direita e teve de procurar outro local para receber o tratamento. “Me falaram que aqui não tem material. Preciso fazer a limpeza do machucado todos os dias.”

0 comentários:

Postar um comentário

 

Goiânia Ativa Copyright © 2011