skip to main | skip to sidebar

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Experiência de coleta seletiva em Goiânia será compartilhada com outras prefeituras

Divulgação do trabalho será feita com o documentário exibido nesta quarta-feira, no Salão Nobre do Paço Municipal, ao prefeito Paulo Garcia e membros de cooperativas de reciclagem

A experiência bem-sucedida do Programa de Coleta Seletiva de Goiânia poderá ser compartilhada com prefeituras de todo o País. Isso será possível graças ao documentário "Recoopet – A natureza ganha, você também", uma realização da Refrescos Bandeirantes, empresa do Grupo José Alves e fabricante dos produtos Coca-Cola em Goiás e Tocantins. A produção do vídeo também contou com o apoio da Prefeitura de Goiânia, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Banco do Brasil, que também são parceiros no trabalho de Coleta Seletiva em Goiânia.

Além de explicar como funciona o programa, o documentário apresenta uma série de depoimentos de pessoas que participaram da implantação da Coleta Seletiva em Goiânia, e de catadores que foram beneficiados.

Para o prefeito Paulo Garcia, que acompanhou a exibição e ganhou uma cópia do vídeo, o documentário mostra bem a abrangência e o sucesso do Programa de Coleta Seletiva de Goiânia. "Não tenho dúvidas de que o nosso programa servirá, como já tem sido em outras cidades, servirá de modelo para muitas outras prefeituras. Por isso, como prefeito de Goiânia, uma cidade que se mostra sempre à frente quando a questão é o meio ambiente, só posso parabenizar imensamente a empresa Refresco Bandeirantes, fabricante dos produtos da Cola-Cola em nosso Estado, pela produção desse documentário e pela parceria que vem mantendo com nosso governo. Tal iniciativa mostra que é uma empresa que realmente se preocupada com o desenvolvimento da comunidade onde está instalada", afirmou o prefeito.

O vice-presidente de Assuntos Coorporativos do Grupo José Alves, Beyle de Abreu Freitas, explica que cópias do documentário serão encaminhadas para escolas públicas e para prefeituras de cidades onde haja a atuação de empresas representantes da Coca-Cola. "Assim, outros municípios podem conhecer esse programa que já tem servido como modelo para outros municípios", esclarece Beyle. De acordo com o representante do Grupo José Alves, além do fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) para a realização do trabalho dos catadores, a empresa auxilia com treinamento e outras ações, a gestão das cooperativas e associações de catadores de material reciclável de Goiânia.

Esse trabalho também é feito por outros parceiros como a UFG, o Bando do Brasil e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Vida Melhor, coordenada pelo professor Jorge Moreira, um dos idealizadores e implantadores do Programa de Coleta Seletiva.

Inclusão social
Beyle lembra que um grande problema vivido por comunidades em todo mundo nos dias de hoje é a questão do recolhimento e tratamento da grande quantidade de resíduos sólidos gerados pela sociedade Moderna. “Antes desse programa da Coleta Seletiva, esses resíduos eram tratados como lixo e sua destinação era um problema com necessidade de criação de lixões e aterro sanitário. Agora, com o tratamento desse material dado pelas cooperativas dos catadores esses resíduos passaram a ter um valor comercial. Portanto, além de uma destinação adequada desses resíduos, o programa promove também a inclusão social de pessoas que até então eram consideradas meros catadores de lixo”, avalia.

Para Dulce Helena do Vale, presidente da Cooper Rama, uma das primeiras a se cadastrarem no Programa de Coleta Seletiva de Goiânia, a valorização dos catadores de material reciclável foi sem dúvida um dos maiores ganhos sociais proporcionado por essa ação da Prefeitura. “Além da importância para o meio ambiente, com a conscientização da população, o programa trouxe outras conquistas que foram a organização das cooperativas e a associação de catadores, o estabelecimento de um dialogo continuo entre os catadores e o poder público municipal, e o reconhecimento da nossa categoria pela sociedade”, destaca.

Três anos de coleta seletiva
Implantado há três anos, o Programa Coleta Seletiva de Goiânia é coordenado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comug) e, em seu primeiro ano de existência, eram recolhidas cerca de 100 toneladas por mês de material reciclável e apenas uma cooperativa e 20 famílias eram cadastradas. Hoje são 1.850 toneladas mensais recolhidas e a cobertura do Programa é de 100% dos bairros da Capital. Atualmente são 12 cooperativas e quase 300 famílias sobrevivendo do lucro desse negócio.
Além do prefeito Paulo Garcia, também acompanharam a exibição do documentário membros de cooperativas de reciclagem, e várias autoridades municipais entre elas o presidente da Comurg, Luciano de Castro; o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Pedro Henrique Gonçalves; o titular da Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobiliade (AMT), Miguel Tiago; e a secretária municipal de Assistência Social, vereadora Célia Valadão.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Goiânia Ativa Copyright © 2011